quinta-feira, 24 de março de 2016

CHOQUE ELÉTRICO



Iremos abordar  o assunto  choque elétrico e trazer informações que todos nós deveríamos saber. 


O choque elétrico ocorre quando o corpo entra em contato com a eletricidade. Às vezes causa só um susto, queimaduras, parada cardíaca, mas às vezes pode levar a morte.

O choque elétrico pode ser causado de diversas formas como: Colocar o dedo em uma tomada, um fio desencapado ou quando um raio atinge uma pessoa. Pode ocorrer também que uma pessoa possa receber um choque ao tocar em outra que esteja em contato com a eletricidade. 
Para socorrer uma pessoa que esteja tomando um choque muito forte, é necessário que primeiro seja desligado o interruptor para que a descarga seja interrompida, e depois disso será seguro retirar a vítima do local.
Caso for preciso, procure um socorro médico.  
                               


                                                                          

       


As lesões que podem ser provocadas pelo choque elétrico são de quatro naturezas: 
          
·        Eletrocução (fatal)

·         Choque elétrico

·        Queimaduras 
·        Quedas provocadas pelo choque

Eletrocução: É a morte provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica.

Choque elétrico: O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer.

Queimaduras: A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas 1.000 Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms.

Quedas de altura: Os acidentes com eletricidade ocorrem de várias maneiras. Os riscos resultam de danos causados aos isolantes dos fios elétricos devido a roedores, envelhecimento, fiação imprópria, diâmetro ou material do fio inadequado, corrosão dos contatos, rompimento da linha por queda de galhos, falta de aterramento do equipamento elétrico, etc.

Existem dois tipos de acidentes em relação ao corpo:

Eletrocussão é uma descarga elétrica fatal que ocorre tanto na alta e na baixa tensão elétrica.
Já o eletro trauma leva a pessoa a ter consequências físicas, orgânicas e mentais.

À passagem de uma corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua, Manifesta-se por três formas distintas;

·        Eletricidade estática (tensão elétrica constante)
·        Eletricidade Dinâmica (tensão elétrica na forma de onda eletromagnética alternada ou contínua)
·        Descargas atmosféricas ou arcos elétricos. 

Três tipos da corrente elétrica que influencia o choque elétrico.

                 São eles:

·        Tipo de corrente: Continua ou alternada, sendo dentre estas a alternada mais perigosa.
·        Intensidade da corrente que está circulando o corpo no momento do choque: Quanto maior a corrente maior a lesão.
·        Tempo de exposição: Apenas alguns milissegundos são suficientes para causar danos ou até mesmo a morte.


É os ossos e a pele que oferecem maior resistência a passagem da corrente elétrica no corpo.

                                                              Seus Benefícios 

Entretanto, o choque elétrico pode ser utilizado em benefício à vida, desde que seja utilizado apenas para estimular a retomada dos batimentos cardíacos quando há ocorrência de uma parada cardíaca.

Como sabemos, quando a corrente elétrica percorre o corpo de uma pessoa, causa contrações musculares, inclusive no coração, que também é um músculo. Em situações em que o coração para de bater, durante uma cirurgia, por exemplo, os médicos podem aplicar um choque elétrico no paciente fazendo com que seu coração se contraia e retome os batimentos.
Esses aparelhos são conhecidos como desfibriladores. Eles são aparelhos que aplicam um pequeno choque elétrico no coração do paciente com intenção de fazê-lo voltar a bater.
Outra forma de se usar a corrente elétrica em favor da vida é em aparelhos do tipo marca-passo que têm a função de auxiliar o coração a funcionar de forma adequada.

•Por muito tempo foi utilizado o choque eletroconvulsivo, para tratar pacientes esquizofrênicos (hoje utiliza-se drogas).

•Taser é uma arma que dispara dois dardos, com alta tensão entre eles, injetando no alvo (criminoso) uma corrente elétrica suficiente para inabilitá-lo. Existem modelos pessoais (de contato).

•Marcapasso cardíaco, que monitora os batimentos do coração, aplicando impulsos elétricos quando necessário.

•Produtos para beleza estética que exercitam os músculos aplicando choques, e que garantem que substituem a ginástica convencional.

•Desfibrilador cardíaco, que reanimam pacientes com fibrilação no coração (às vezes vítima de choque elétrico tem seu coração fibrilado; então temos que causar-lhe mais choque elétrico (com o desfibrilador) para que seu coração volte ao normal).

É importante que todos saibam dos riscos que o choque elétrico pode causar. Deve-se respeitar a eletricidade e caso não saiba não se arrisque.















REFERÊNCIAS:



ALUNOS: ANDRESSA TEIXEIRA, ERIEL, BRUNO ,MARIANA BINA, SUELEN GONÇALVES, WESLEI JOÃO 


PROFº: SAMUEL NUNES
Matéria: Física 

RELÂMPAGO

RELÂMPAGO
O relâmpago é a luz emitida pela descarga elétrica aérea entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e o solo ou qualquer outro receptor da descarga.
 O que leva os relâmpagos a serem produzidos são as tempestades com nuvens eletricamente carregadas, quando o campo elétrico se torna tão forte e intenso ao ponto de forçar uma descarga elétrica entre a nuvem e o solo.
Esse processo de nuvens eletricamente carregadas ocorre da seguinte maneira:
As partículas de vapor de água sobe para atmosfera e vai se chocando com pequenos cristais de gelo, ou gotas que estão caindo e que compõem as nuvens.
Assim ocorre um choque, esse choque faz com que alguns elétrons sejam arrancados dessas partículas deixando-as com carga positiva. Os elétrons arrancados se acumulam na parte inferior da nuvem, enquanto as partículas positivamente carregadas se acumulam na parte superior da nuvem.
Assim essa separação de cargas cria um campo elétrico na nuvem com uma intensidade de milhares de volts por centímetro. A intensidade do campo elétrico da nuvem é tão grande que a carga positiva da nuvem rejeita a carga positiva do solo próximo, deixando-o positivamente carregado.
Por causa do campo elétrico, o ar que estar em torno começa a ficar ionizado. Os elétrons ou íons positivos começam a ficar mais distantes do que antes ganhando mais capacidade de se movimentar e, por causa disso torna-se melhores condutores. Conforme o ar vai se ionizando, cria-se um “caminho” entre a nuvem e o solo por onde ocorrerá a descarga elétrica aérea.

A intensidade é tão grande que o ar que estar em volta dessa nuvem explode completamente devido ao calor produzido pela descarga elétrica, que chega a ser mais quente que a superfície do sol. 

Tipos de relâmpago:

Relâmpago normal: Entre duas nuvens
Relâmpago difuso: Um relâmpago normal que é refletido nas nuvens.
Relâmpago de calor: Um relâmpago normal próximo ao horizonte, que é refletido por nuvens altas.
Relâmpago bola: Fenômeno que deixa o relâmpago em forma uma bola, se move lentamente e podendo queimar objetos que vem em seu caminho antes de explodir ou apagar.
Red sprite: Explosão vermelha que acontece acima das nuvens de tempestade e atingi alguns quilômetros de comprimento em direção à estratosfera.
Blue jet: Explosão azul, acontece acima do centro de uma nuvem de tempestade e se movimenta para cima em alta velocidade.

Mas não podemos falar dos relâmpagos sem falar dos raios, afinal o raio é a descarga elétrica que se encontra nas nuvens eletricamente carregadas que dar origem ao relâmpago.
As principais conseqüências dos raios são: A luz (relâmpago) e o som (trovão).

Algumas Verdades e mentiras que dizem sobre os raios:

Sempre houve um certo receio quando em meio a chuva começa a trovejar e relampejar.
Cresci ouvindo falar que quando começa a trovejar e relampejar devemos calar a boca e jamais dar risadas, tirar brinco, colar ou qualquer outro acessório, devemos cobrir espelhos, tirar aparelhos elétronicos da tomada, colocar meias nos pés e ficar em cima da cama ou sofá, hipótese alguma falar no celular, sair na rua, não tomar banho em chuveiros elétricos ou qualquer outro durante as tempestades. Tudo isso em reverência e respeito as coisas de Deus, pois quando não respeitamos o  relâmpago, o travão ficar mais forte e manda o raio para terra em forma de castigo, podendo até tirar uma vida.
Mas no que acreditar? O que realmente é verdade?
Vejamos algumas perguntas e respostas abaixo:

É perigoso segurar objetos metálicos durante as tempestades?
Sim e não. Segurar objetos pequenos, como uma tesoura ou alicate, não provoca risco. Entretanto, carregar um objeto metálico, ou até mesmo um ancinho ou outra ferramenta metálica em um local descampado pode oferecer riscos.
 É perigoso tomar banho em chuveiros elétricos durante as tempestades?
Sim. O chuveiro elétrico está ligado à rede elétrica que alimenta a residência e se um raio cair próximo ou sobre a mesma poderemos ter o aparecimento de “voltagens” perigosas na fiação e a pessoa que está tomando banho pode tomar um choque elétrico.
Não devemos operar aparelhos elétricos e telefônicos durante as tempestades?
Pelo mesmo motivo apresentado no caso de tomar banho. Os aparelhos elétricos e telefônicos estão ligados a fios, que podem ter suas “voltagens” elevadas quando há queda de um raio sobre ou perto das redes telefônicas e elétricas, ou mesmo no caso de um raio que caia sobre a casa.
É perigoso falar no telefone durante uma tempestade?
A verdade é que muito pouca gente morre dentro de casa, atingida por raios. Mas, uns poucos azarados morreram porque estavam no telefone quando um raio atingiu suas casas e propagou-se pela fiação.
Carrros, ônibus e aviões são sempre seguros durante uma tempestasde?
Eles são seguros desde que você esteja dentro, porque o raio não consegue penetrar.
Campos de futebol, quadras de tênis e topos de prédios devem ser evitados?
 O maior perigo é ficar em locais descampados, como campos de futebol, pastagens, estradas, montanhas e beira de lago.
Raios não caem duas vezes no mesmo lugar?
No Cristo Redentor, por exemplo, caem em média seis raios por ano.
Espelhos atraem raios?
Isso é mito popular. Quando uma tempestade iniciar, não é necessário cobrir espelhos ou tirá- los da parede.
Fontes das perguntas e respostas:
http://g1.globo.com/especiais/10-mitos-sobre/noticia/2010/10/10-mitos-sobre-raios.html
  Algumas maneiras de se Proteger em uma Tempestade de Raios:
·         Não fique em lugares abertos, como praia, piscina, lagos, lagoas ou beira de rio, pois na água, o raio se propaga a uma distância maior do que em contato com o chão. Ou seja, não nade durante tempestades com raios
·         Não fique em campos de futebol ou golpe, quadra de tênis, estacionamento ou qualquer outra área aberta
·         Não se abrigue embaixo de árvores
·         Não fique próximo a linhas de energia elétrica ou a postes e mastros
·         Não empine pipas
·         Não tome banho com  chuveiro elétrico
·         Não chegue perto de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos
·         Não use o telefone (somente o telefone sem fio)
·         Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas
·         Não tenha contato com qualquer equipamento elétrico ligado à rede elétrica
·         Dentre outras recomendações.


Alunos: Thamires Martins, Helisa Santana, Carlos Henrique, Caique, Bruna, Nedina, Tamillis Gadelha.






terça-feira, 22 de março de 2016


Carregadores Alternativos

Para Celular !



A cada dia que passa a função do celular aumenta, as pessoas passaram a utilizá-lo em diversas ocasiões, como no trabalho, vida social, estudos, entre outros. Sendo assim há uma necessidade maior de manter o aparelho carregado, por isso fontes de energia autossuficientes foram desenvolvidas para facilitar nossa vida em casos de necessidade.


Imagine que você está acampando, tirando várias fotos daquela paisagem linda... Entretanto, o seu celular não colabora e descarrega. 
Pensando nesses problemas do cotidiano que foram criados os carregadores alternativos, exatamente, alternativos, sem nenhuma necessidade de tomada! A física é realmente incrível, não é mesmo? 
E agora se prepare meu caro leitor, você vai conhecer o mundo fantástico desses carregadores, que além de não precisar de tomadas, também não é necessária hora e nem lugar. Se segure para não ir correndo para a mais próxima loja procurando algum desses...

Carregador solar portátil - é um aparelho que transforma luz do Sol em eletricidade. Basta grudá-la no vidro de uma janela e deixar que a luz solar faça seu trabalho. 

XD Design Solar Window Charger


O sistema fotovoltaico transforma a radiação solar em energia elétrica. Esse efeito acontece quando a luz do sol é absorvida pelas células fotovoltaicas que são compostas por silício (este permite que a conversão da luz seja eficiente). A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham capacidade de movimentar-se, gerando corrente elétrica.

Carregador eólico alternativo 

Bateria de vento

A energia eólica é a energia cinética do vento, formada a partir da força proporcionada por ele. Para transformá-la em energia elétrica, é necessário que haja o movimento das turbinas eólicas, onde a energia cinética é transformada em mecânica e então, (por meio dos aerogeradores), vira energia elétrica. Bastam 6 horas de vento contínuo para atingir o objetivo de dar carga ao celular. Ou você pode colocar perto da janela do carro sempre que estiver dirigindo. O produto ainda não está disponível no mercado. 

Carregador cinético alternativo - é movido à energia ligada ao movimento do corpo, dependendo apenas de dois fatores: da massa e velocidade do corpo em movimento.


Dance Charger


É uma forma muito prática de suprir a energia que seu celular necessita para funcionar. A invenção trabalha da seguinte maneira: você prende o carregador ao braço e enquanto dança (ou faz qualquer atividade física), a "geringonça" transforma a sua energia cinética em elétrica, carregando assim o telefone.

Carregador mecânico alternativo - o equipamento tem uma manivela que ao ser girada pelo usuário, é capaz de gerar energia para carregar baterias de smartphones. 

BoostTurbine2000


A energia mecânica pode ser convertida em energia elétrica por meio de um gerador magnético que transforma o movimento em força eletromotriz geralmente medida em volts. Este obriga a corrente elétrica a fluir através de um circuito externo. No caso da manivela, essa geração de energia ocorre devido ao movimento rotativo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 




  • FINOTTI, Paulo. Maneiras de carregar o celular sem energia. Disponível em: <<http://sossolteiros.bol.uol.com.br/15-maneiras-bizarras-de-carregar-o-celular-sem-energia/>> Acesso: 18/03/2016
  • FLAVIA, Almeida. Carregador de manivela. Disponível em: <<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/12/carregador-manivela-vem-com-entrada-usb-para-smartphones.html>> Acesso: 18/03/2016
  • GEORGE, Cruz. Formas de geração de energia. Disponível em: <<http://cienciaetecnologias.com/formas-geracao-energia-geradores/>> Acesso: 22/03/2016
  • RIBEIRO, Daniel. Gadgets para carregar celular. Disponível em: <<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/02/dez-gadgets-para-carregar-seu-telefone-sem-precisar-de-tomadas.html>> Acesso: 18/03/2016



    VÍDEO:


    Componentes da equipe: Amanda Soares; Laryssa Esprigman; Thainá Giudice; João Vitor Hohenfeld; Kalorina Oliveira e Deise Santos.Disciplina: FísicaProfessor: Samuel Nunes de Santana
  • terça-feira, 15 de março de 2016

     

            Máquina de Xerox 

    As máquinas de xerox surgiram no ano de 1938, criada pelos físicos Chester Karlson e Otto Kornei. Pelo fato delas não terem a necessidade do uso de algum líquido de revelação, como são usados nos processos fotográficos, podemos entender o significado da palavra que é originada do grego "kserós" e que quer dizer "seco". Dez anos após a invenção de Chester Karlson, uma pequena fábrica de artigos fotográficos investiu na invenção, que com o sucessos de alguns modelos depois os levaram a mudar o nome da companhia.
    Mas, não vamos falar apenas sobre como surgiu, mas também como a mesma funciona fisicamente. Vamos falar sobre a lei de Coloumb. O que é isso? A Lei de coulomb é: "Interação" eletrostática entre partículas eletricamente carregadas". A lei de Coloumb serve para explicar as cargas elétricas. Como na lei de coulomb, quanto maior a quantidade de carga, maior a atração; é por essa lei da física que funcionam as "fotocopiadoras". Além de que, menor será a força se maior for a distância entre as cargas.
    Para entender como funciona esse processo precisamos saber que há um cilindro fotocondutor na máquina que é carregado de forma positiva, logo depois de acomodar um documento ou foto original sobre o vidro para ser copiado. Um feixe de luz é direcionado a este papel, onde uma parte reflete a luz e a outra absorve, a parte branca que reflete luz é direcionado ao cilindro e de forma sincronizada a luz vai percorrendo o papel enquanto o cilindro vai girando.Quando o cilindro é pressionado, a corrente elétrica anula a carga positiva por conter elétrons. Sendo assim no processo final a parte do cilindro que não recebeu luz esta positivo e a parte que não receberam ficam neutras é ai que aparece a eletrostática que corresponde ao que você quer copiar. 

    "O próximo passo é lançar o toner (pó preto), carregado negativamente, sobre o cilindro. Como possuem cargas opostas o pó fica grudado no cilindro. Agora é a vez do papel. Ele é carregado positivamente através da ação do fio corona. Então, o cilindro gira e as partículas de toner vão sendo atraídas pelo papel. Isto ocorre, pois o papel está mais positivamente carregado e sua força de atração é maior."



    As máquinas copiadoras,mais conhecidas como máquinas de xerox após mais de 50 anos continuam a fazer parte do nosso dia a dia,seja no trabalho ou nos estudos,a tecnologia evoluiu,de forma que as máquinas ficara menores e mais fáceis e práticas de serem usadas. Hoje em dia não precisamos mais esperar muito tempo, basta escanear apenas uma vez uma imagem que queremos e depois criamos várias cópias. Com as novas tecnologias na máquina de xerox facilitamos muitas coisas e poupamos nosso tempo, por exemplo: com o processo online é mais prático escanear um comprovante de compra do que mandá-lo pelo correio, ou ainda copiar um texto diretamente para o computador sem se preocupar em guardá-lo em armários como os bons e velhos '' Xerox'' de antigamente. Então diante disso podemos afirmar que a máquina de xerox é muito importante, pois nos acompanha em quase todas as áreas de nossas vidas, tanto escolar como a de trabalho, ajudando-nos a poupar tempo e deixando assim nossas vidas um pouco mais fáceis nesse sentido.


               

           
    Referências: http://fisicadomundoreal.blogspot.com.br/2011/03/como-funciona-maquina-de-xerox.html
    https://marcioleitaoexpress.wordpress.com/maquina-fotocopiadora/ 
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Coulomb
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox
    http://www.copycolorindaia.com.br/origem-do-xerox-voce-sabe/
    http://googleweblight.com/?lite_url=http%3A%2F%2Fm.tecmundo.com.br%2Fimagem%2F4145-como-funciona-uma-maquina-copiadora-.htm&ei=h07sDOey&lc=pt-BR&s=1&m=981&host=www.google.com.br&ts=1458839704&sig=APY536xcjYEJUVcGOfiOarxcpPwFDoPWHw



    Alunos(as): Emille Santos, Geovanna Chaves, Jaqueline Santos, José Emiliano, Thauane Silva, Tiago Almeida.
    Disciplina: Física
    Professor: Samuel Nunes