quinta-feira, 14 de julho de 2016

O ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR

Bruno Vanderlei
Mariana Bina
Suelen Gonçalves
Weslei João


RESUMO: Iremos relatar o caso de Pearl Harbor que era uma base militar dos Estados Unidos que sofreu um ataque no ano de 1941 pelo exército japonês deixando muitos mortos e feridos.


PALAVRAS-CHAVE: Pearl Harbor. Ataque. Japoneses.


O ataque japonês a Pearl Harbor foi uma operação do exército japonês que pegou de surpresa e deixou as tropas dos Estados Unidos inoperantes no pacifico. Por conta deste ataque o Estados Unidos entrou na segunda guerra mundial e o início da guerra do pacifico, ficando conhecido como Ataque a Pearl Harbor. Esse ataque destruiu 347 aviões e 21 navios, sendo 2403 mortos e 1178 feridos.  Pelos que não foram danificados, os três porta-aviões da frota do pacifico como os depósitos de combustíveis não se encontravam no porto.

O império chamado nipônico estabelecia o Japão governado por um imperador autoritário, o qual não havia boas relações com os estados unidos. Em 1939, estes não entraram na guerra desde o início do conflito. Os Estados Unidos tiveram a sua participação indireta. Enquanto isso, eles preparavam seus exércitos e o conjunto de armas em suas bases localizadas em pontos estratégicos do planeta.

Localizada no oceano pacifico, a base estadunidense de Pearl Harbor, era um ponto muito importante para o plano militar dos estados unidos que mais tarde viria a ser aliados. As forças de inteligência e espionagem estadunidense, tanto militares como civis, tinham informações suficientes para antecipar o ataque japonês algumas semanas antes. As informações poderiam ter colocado Pearl Harbor em um alerta máximo e ter diminuído as perdas, ou preparado a frota do estadunidense para um contra-ataque aos porta-aviões japoneses.

No decorrer do processo de expansão do Japão pelos territórios da Ásia, seria um problema muito grande caso os estados unidos adentrassem na guerra e passassem a combater os japoneses. O acontecimento de tal situação demoraria ou até mesmo impossibilitaria os planos da autoridade nipônico. Assim, o exército japonês no comando de Nagumo, executou um ataque surpresa a base estadunidense pretendendo impedir a ação do exército.

No dia 7 de dezembro de 1941 em uma manhã, a marinha imperial japonesa atacou a ilha no Havaí, onde muitos militares estadunidenses estavam. No dia anterior havia sido instalado um radar, que na mesma manhã do dia 7 os aviões dos japoneses passaram por esse radar que havia sido instalado, sendo confundidos com os aviões do exército dos Estados Unidos. Foram abatidos no caminho pelos japoneses alguns aviões estadunidenses que conseguiram alcançar o centro da base para o grande ataque.

Os japoneses atacaram em duas vagas, onde chegaram 353 aviões em O’ahu. A primeira vaga foi formada por 186 torpedeiros-bombardeiros vulneráveis. Já na segunda vaga, foram formados 168 aviões que atacou a base aérea naval e marinha no centro de Pearl Harbor. Dos 441 aviões dessas duas vagas, 29 foram abatidos durante a batalha. Sendo 9 na primeira vaga e outras 20 na segunda vaga. 74 aviões foram danificados por fogo antiaéreo.


O motivo pelo qual levou o Japão atacar foi que os japoneses queriam possuir do petróleo e demais recursos do sudeste asiáticos e suas ilhas. Mas sabendo que essas ações provocaria uma guerra com os Estados Unidos. A sua maior preocupação era a frota norte americana do pacifico, que estava estabelecida em Pearl Harbor (Havaí).

Esse ataque a Pearl Harbor teve apenas um pequeno impacto militar devido ao insucesso da Marinha Imperial Japonesa no seu objetivo de afundar os porta-aviões. Mas mesmo que estes tivessem sido afundados, o Japão poderia não ter ficado muito beneficiado a longo termo. O ataque de maneira firme apontou os Estados Unidos e a sua massiva economia industrial para a Segunda Guerra Mundial, conduzindo à derrota mundial das forças do Eixo.


REFERÊNCIAS

INFO ESCOLA. Ataque dos Japoneses a Pearl Harbor. Disponível em: <http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/>. Visitado em: 14 de julho de 2016.


GUIA DO ESTUDANTE. Pearl Harbor. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/pearl-harbor-434686.shtml>. Visitado em: 14 de julho de 2016.

2 comentários:

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor

    http://www.infoescola.com/segunda-guerra/ataque-japones-a-pearl-harbor/

    ResponderExcluir
  2. Se a pessoa quer uma contextualização histórica que clareia bastante a questão dessa guerra e a participação dos USA, recomendo fortemente a leitura do livro do Norte Americano Noam Chomsky em seu livro O PODER AMERICANO E SEUS MANDARINS. Lá ele cita documentos oficiais com dados; dados históricos e deixa o panorama muito claro. Esse autor se me lembro está aos 93 anos e escreveu uma série de livros e é respeitado no mundo todo. Esteve no Brasil recentemente e tem muito a contribuir para o entendimento da geopolítica. Vale a pena o livro. Fiz o fichamento do mesmo em 20 capítulos curtos e publiquei no blog amador : https://resenhaorlando.blogspot.com/2020/06/resumo-livro-o-poder-americano-e-os.html

    ResponderExcluir