quinta-feira, 8 de dezembro de 2016




A RETOMADA DO CONSERVADORISMO NO MUNDO


Andressa Teixeira, Bruno Vanderlei, Eleed Jhulia, Mariana Bina, Suelen Gonçalves, Wesley João.

Resumo: Nesse trabalho, aborda o conceito do conservadorismo que ele não faz um mundo perfeito, mas é necessário para ter um certo equilíbrio, também mostra se a mulher deve ser submissa ao homem, crise de 29 e crise atual, machismo e feminismo, direito da mulher.

Palavra-chave: conservador, submissão, machismo, feminismo, direito.

A palavra conservadorismo vem do termo latim conservãtor, um adjetivo de quem ou aquilo que conserva.
É uma ação que está associada a política que acostuma defender as tradições, os valores religiosos, nacionalista e econômicos. Conservar o direito que a mulher conquistou de antigamente até os dias de hoje, as causas e continuidades das formas de vida atuais.
De acordo com a história o conservadorismo nasceu depois da revolução Francesa, foi como uma reação aos ideais de liberdade e igualdade, muitos dizem que ser conservador é mais uma indisposição para mudança do que uma ideologia. Este pensamento tende a ser pouco reflexivo e crítico, mas nunca crítico sobre si mesmo, ele necessário pois uma evolução sem base do passado é como saltar de uma grande altura sem uma proteção, mas no fundo a modernidade ignora o passado porque quer ser protagonista do futuro.
Vivemos em um mundo onde se condena a tradição e se louva a mudança, que se critica a virtude e se enaltece a igualdade, que se pretende ter uma liberdade absoluta e abstrata, ao invés de uma limitada e real, onde as pessoas buscam o progresso, mas a sociedade avança na sua própria degradação.



 A MULHER DEVE SER SUBMISSA AO HOMEM?

Muitos homens ainda têm, o mesmo pensamento quanto a mulher ser submissa de uma forma extrema, para estes a mulher só está na casa, para cuidar dos afazeres do lar, como: cozinhar, arrumar a casa, lavar pratos dentre outros serviços domésticos.
E no passado não era diferente, na verdade era muito comum que as coisas fossem dessa forma pois naquele tempo nem todas as mulheres estavam dispostas, a lutar por direitos iguais para que o mesmo direito que fosse dado a mulher. O fato do nível de submissão da mulher ser alto, é porque muitos aprovam a igreja a qual passa a transmitir o que está na Bíblia, que a mulher deve ser submissa ao homem, por isso as coisas não mudavam para as mulheres, ainda mais que o conservadorismo não iria admitir nenhuma mudança afinal este movimento tem simpatia pela tradição e é contra as mudanças que se possam ter em uma sociedade.
Desta forma sem que houvesse mudança alguma a mulher continuou com sua ’submissão’ por muito tempo, desacreditadas que pudessem ser mais que donas de casa. Continuavam com suas atividades domesticas como se fossem simples maquinas que apenas cuidam de tudo na casa, enquanto o homem se diverte e é visto como o dominador, e a mulher é tratada muitas vezes como um simples objeto de prazer, ou seja seus pensamentos deviam ser ‘’O homem é que tem que dominar tudo, e a mulher só serve para cuidar da casa e dos filhos e também dá prazer aos seus maridos’’. 



RELAÇÃO ENTRE A CRISE DE 1929 E ATUAL

Foi uma grande depressão econômica que se iniciou em 1929 e continuou até a década de 1930 e teve seu fim apenas com a segunda guerra mundial. Essa crise foi considerada o mais longo período de recessão econômica do século XX. Ela ficou conhecida também como "A grande depressão".
Com as consequências que a crise trouxe podemos citar as drásticas quedas do PIB, as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, entre outros. Praticamente o mundo todo se viu envolto a este momento difícil, que acabou prejudicando as atividades econômicas de vários países. Comparando a crise de 1929 com a crise atual, podemos ver que houve uma grande mudança. Hoje temos mecanismos de certa segurança que não tínhamos naquela época, onde não existia uma política monetária, uma política fiscal como temos hoje. Por conta do liberalismo, em 1929 o estado preferia deixar o mercado resolver os seus problemas. Diferente de hoje, pois são aplicados grandes recursos do governo dos EUA para que bancos comerciais sejam estatizados.
Há países como a China, Japão e Alemanha que continuam em crescimento e tem boas reservas financeiras, podendo assim emprestar para países que estão menos desenvolvidos. Na esperança de reerguer a economia americana, os eleitores americanos decidiram eleger o democrata Franklin Delane Roosevelt à presidência, logo no ano de 1933 ele pôs em prática o New Deal, fazendo com que o governo passasse a controlar os preços e a produção das indústrias e fazendas. Com isso foi possível controlar a inflação e evitar que houvesse acúmulo de estoques. Havendo uma diminuição significativa do desemprego e aparecendo os primeiros resultados. Sendo assim, a economia norte-americana foi voltando aos poucos a entrar no rumo e funcionando normalmente no início da década de 1940.



FEMINISMO X MACHISMO

O feminismo procura defender os direitos de igualdade entre homens e mulheres, e mostrar para toda a sociedade que as mulheres tem que ter os mesmos direitos que os homens.
O feminismo busca construir condições de igualdade, porque o machismo coloca o homem em posição superior em relação a mulher, tanto no sistema econômico, político e núcleo familiar, entre outros.
As mulheres podem sim, ser independente e ter suas próprias vitorias e conquistas. Mulher pode ser empresaria, empreendedora pode ter um cargo maior em uma empresa e ganhar o mesmo salário que um homem ganha.
O machista cria dois mundos: ‘’O mundo machista e o mundo feminista’ ’para eles as mulheres só deve fazer o que é predefinido feminino, na qual ele protege é autoridade na família. A ideologia do machismo está impregnada nas raízes culturais da sociedade há séculos.



DIREITO DA MULHER

Relatando sobre o direito da mulher de acordo com a ONU a mulher é privilegiada com 12 direitos. Mais voltando para 1789 a história era outra, a revolução francesa criou um movimento para tentar derrubar as desigualdades entre homens e mulheres mais eles não conseguiram, mais com o tempo houve um fato jurídico que eliminou a inferioridade das mulheres que foi ser resolvido no século XX, mas mesmo assim não foi em todos países que permitiram. E uns dos primeiros direitos foi o do voto, as mulheres vive no meio de uma humanidade preconceituosa e machista, mas as mulheres têm vencido a cada dia e para trazer um verdadeiro complemento mesmo em dificuldades alcançaram conquistas. A presidenta Dilma é a referência para isso que venceu o machismo e alcançou ótimos resultados, falando sobre os dias de hoje sabemos que existe a Lei da Maria da Penha que foi fundada em 7 de agosto de 2006 que visa a proteção da mulher por causa de toda violência, o machismo quer mostrar que a mulher é inferior, mas a mulher tem que ter os mesmos direitos que os homens o mundo precisa parar de ser tão conservador e mudar um pouco.



Conclusão: O pensamento conservador tem cautela diante da mudança insensata e os seus princípios são defendidos de acordo com as circunstâncias e o período da história, também exige a permanência de determinadas tradições e costumes dependendo de quais mudanças são exigidas. Ao longo dos anos vimos o conservadorismo na crise, na submissão da mulher, nos ideais e movimentos sociais como o machismo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário